PDA

View Full Version : Flipchart no ACTIVprimary

jprsantos
11-04-2006, 03:51 PM
Partilhe com os seus colegas do pré-escolar e do 1º Ciclo os seus flipcharts elaborados com o ACTIVprimary.

carlometro
11-04-2006, 10:50 PM
Partilhe com os seus colegas do pré-escolar e do 1º Ciclo os seus flipcharts elaborados com o ACTIVprimary.

Olá Colegas,

Vou experimentar enviar um dos meus flipcharts.
Não será dos melhores, para a próxima prometo ter mais cuidado na selecção.
Em todo o caso pretendo desenvolver a expressão escrita de uma forma lúdica.

Cumprimentos,
carlos t.

carlometro
11-04-2006, 11:25 PM

vou enviar um mais pequeno para experimentar

carlos t.

carlometro
11-04-2006, 11:31 PM
Vou enviar novamente o 1º para experimentar.
Com este flipchart pretendo desenvolver a expressão escrita e oral.
Apelo também à transdisciplinaridade (Língua Portuguesa, Matemática, Est. Meio..)
ESte trabalho é o resultado de um outro de Expressão Plástica.
carlos t.

jprsantos
11-04-2006, 11:40 PM
Vou enviar novamente o 1º para experimentar.
carlos t.

Caro Carlos,
agradecia que, na tua mensagem, descrevesses minimamente o conteudo do flipchart, o nivel de ensino a que se destina e outras informacoes que consideres uteis dar, antes dos colegas decidirem descarregar o anexo!
Ah! pode-se atribuir uma cotacao (rate) a vossa mensagem...

Muito obrigado pelo teu contributo para este Forum!

carlometro
11-04-2006, 11:43 PM
Caro Carlos,
agradecia que, na tua mensagem, descrevesses minimamente o conteudo do flipchart, o nivel de ensino a que se destina e outras informacoes que consideres uteis dar, antes dos colegas decidirem descarregar o anexo!
Ah! pode-se atribuir uma cotacao (rate) a vossa mensagem...

Muito obrigado pelo teu contributo para este Forum!
Muito bem, foi uma experiência,
carlos t.

ines
26-04-2006, 12:23 AM
Carlos Tavares

Acabei de ver, no Blog Interact ,o vídeo. Só tenho para dizer: Espectacular...superou todas as minhas expectativas!...Parabéns pelo trabalho, como pela demonstração de elevado profissionalismo.
Como é bom ver as nossas crianças FELIZES neste espaço que NÓS criamos... "A ESCOLA".

Inês

fernanda alves
20-05-2006, 05:55 PM
OLá

Para vos dar uma pequena ideia do trabalho que tenho realizado no meu Jardim de Infância, com os meus alunos, vou partilhar convosco um dos "Flips" que elaborámos.
Espero que gostem! :)

(Jardim de Infância de Macinhata - Agrupamento de Escolas de Dairas- V de Cambra)

helena vide
21-05-2006, 10:17 AM
Fernanda,
Como já te disse pessoalmente, estou encantada com o teu trabalho e com os " flips" que tens elaborado para e com os teus meninos!
Acho extremamente interessante e importante a maneira como estás a desenvolver o teu trabalho no âmbito deste Projecto, fazendo dos pequeninos co-autores na elaboração dos "flips" e na sua própria concepção, uma vez que tudo é "negociado" com eles. PARABÉNS!!
Colocaste aqui só um flip .....para quando os restantes?
Ficamos à espera!!!!! :):)

fernanda alves
24-05-2006, 04:07 PM
COMO CONSTRUIMOS OS NOSSOS FLIPCHARTS?

“ALGUÉM” nos alertou que, os nossos flipcharts eram diferentes … certamente poderão ser, temos que admitir… PORQUÊ? Porque põem em evidência um processo de construção muito próprio, onde existe empenhamento de crianças – revelação a todo o momento - e, também porque muitos dos seus passos são aproveitados para dar forma e significado ás aprendizagens significativas, no processo educativo.
Para perceber um pouco esta “forma de estar e de agir” seria oportuno transcrever esta citação, que considero digna de reflexão,

“ Brincar, com uma determinada finalidade, tem um papel muito importante numa boa educação de infância desestruturada. não se trata de uma actividade livre ou completamente sem estrutura. através da selecção de materiais e de equipamento… os professores asseguram que, nas suas brincadeiras, as crianças encontrarão as experiências de aprendizagem pretendidas… a brincadeira que é bem planeada e que é agradável ajuda as crianças a planear a aumentar a sua capacidade de compreensão e a melhorar as suas competências de linguagem. ela possibilita ás crianças serem criativas, explorar e investigar materiais, experimentar e desenhar e testar as suas conclusões. (DES, 1989,p.8)

Certamente que, crianças às quais foram proporcionadas experiências inovadoras, não poderão limitar-se a obter os objectivos descritos mas a uma imensidão deles onde começa no uso da linguagem e do pensamento… e não haverá forma de os parar… : fazer perguntas e responder, questionar ideias, manter conversas, dar explicações e fazer avaliações, negociar, raciocinar, partilhar experiências, opiniões e emoções, expressar-se cada vez mais com clareza, e muito mais… é o que nos propomos no mundo tecnológico que nos encontramos e de certa forma contemplados num universo restrito, mas interactivo onde juntos tentaremos descobrir, trabalhar e … com enorme alegria e prazer!

Educadora de Infância: Maria Fernanda Alves
Jardim de Infância de Macinhata
Agrupamento de Escolas de Dairas

MANUELA
24-05-2006, 09:05 PM
[clap] Desejo dar à Educadora Fernanda os parabéns pelo seu trabalho!Bjs da Educadora Manuela maia

ines
25-05-2006, 11:56 PM
Fernanda,
apesar do cansaço pelo adiantado da hora, não consigo deitar-me sem te dar os meus sinceros parabéns pelos flipcharts que enviaste para este Fórum. Estão um espectáculo, super originais e demonstrativos de um ambiente de aprendizagem muito partilhado e participativo. Adorei ver que crianças de 4 e 5 anos já fazem flipcharts e nos encantam. Excelente! Continua a partilhar tão boas práticas.

Inês
Castelo de Paiva
1º Ciclo

jprsantos
26-05-2006, 04:01 PM
[clap] Desejo dar à Educadora Fernanda os parabéns pelo seu trabalho!Bjs da Educadora Manuela maia

Olá, Manuela!!!
Bem-vinda ao Fórum Interact. Teremos muito gosto em ler cada intervenção sua...
Aguardamos por mais visitas suas!
Abraço